DIABETES

Cirurgia Metabólica (Cirurgia do Diabetes)

Definição: qualquer cirurgia do trato digestivo, independente do índice de massa corpórea (IMC), que melhora o Diabetes e outras comorbidades da síndrome metabólica independente da perda de peso.

Após as operações para obesidade em pacientes diabéticos, observou-se que outros fatores além da perda de peso, participavam do controle do diabetes. Muitos pacientes, antes da alta hospitalar, já apresentam controle dos níveis de glicose no sangue. Estudos recentes mostram que alterações em hormônios intestinais, provocadas pelas operações, influenciam, positivamente, o controle glicêmico. Os resultados são promissores e apontam para mais de 80% de remissão do diabetes tipo 2 nestes procedimentos.

Inúmeras pesquisas tem consagrado as operações bariátricas como o tratamento de escolha do diabetes tipo 2 associado a obesidade, IMC > 35. Certamente, a remissão do diabetes ou seu melhor controle minimizaria ou mesmo evitaria possíveis consequências da doença, como cegueira, impotência sexual, insuficiência renal, neuropatias periféricas, infartos do miocárdio e amputações. Outros trabalhos científicos tem estudado estas operações em pacientes com IMC < 35. Cirugias específicas e limitadas ao tratamento do diabetes, estão em fase experimental.

Reuniões | Depoimentos | Telefone: 31 3292.5929